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A década de 2020 mal começou e até agora tem sido desafiadora e histórica para a logística internacional – e embora muitos fatores apontem para um 2023 um pouco mais normalizado, sabemos que a logística internacional sempre foi um setor com muitos desafios. Que tendências são esperadas para a logística internacional no próximo ano?
1. As empresas passarão do modo reativo para o proativo – e do modo de sobrevivência para o modo de crescimento
As empresas tiveram que aprender a se adaptar rapidamente durante a pandemia tiveram uma grande vantagem nos negócios, mas agora que a indústria está se reequilibrando, tente não tomar decisões precipitadas sem necessidade e lembre-se de metas e tendências de longo prazo ao tomar decisões.
2. A digitalização continuará a ser essencial
Novos concorrentes no mercado, maiores expectativas dos clientes e a necessidade de mais eficiência na logística internacional e a própria pandemia da COVID-19 impulsionaram muitas empresas a se transformarem digitalmente nos últimos anos. Para aumentar a visibilidade e a eficiência de ponta a ponta, os processos logísticos precisaram se tornar digitais. À medida que as pessoas se inclinam cada vez mais para a experiência digital, a digitalização dentro da logística internacional torna-se crucial para as empresas se manterem competitivas.
3. Necessidade de profissionais qualificados
Há alguns anos, o conjunto de habilidades exigidas para trabalhar no setor de logística internacional está focado nas mais recentes tecnologias. Por isso, alguns dos perfis mais procurados passaram a ser os de especialistas em áreas como automação de processos, Big Data e IA. Os perfis mais valorizados serão aqueles que poderão desenvolver ambientes inteligentes com o uso de tecnologias e agregar valor diferencial às empresas de agenciamento de cargas internacionais. Otimizar tempo e recursos será fundamental, considerando oportunidades de ferramentas como softwares ERP e aplicativos que permitam aos profissionais a se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
4. Foco na segurança cibernética
Assim como outras indústrias, a segurança cibernética é uma preocupação crescente na logística internacional. Os ataques cibernéticos em empresas de logística internacional variam desde manter dados como reféns para obter ganhos financeiros até roubar informações confidenciais de clientes. Se a segurança cibernética ainda não está entre os tópicos estratégicos da sua empresa, é preciso avaliar os riscos que sua empresa pode estar correndo e se preparar e se proteger de possíveis ataques.
5. Atenção redobrada para a geopolítica e os eventos mundiais
É claro que a geopolítica tem impactado a logística internacional há séculos. Mas nos últimos meses, a política internacional e os eventos mundiais foram um tanto quanto desafiadores. As crescentes tensões dos Estados Unidos com a China e o conflito Ucrânia-Rússia em curso estão tornando os negócios internacionais cada vez mais difíceis. Mesmo que muitos países estejam tomando medidas para a recuperação econômica pós-COVID, os recentes eventos se tornaram um grande empecilho para o funcionamento da cadeia de suprimentos. Assim, a geopolítica e os eventos mundiais como um todo exigirão mais estratégia e planejamento em 2023.
6. Mudanças climáticas
A questão climática costuma ser esquecida, mas é igualmente importante para se preparar estrategicamente. Alguns eventos climáticos sempre foram um desafio para a logística internacional, porém, cerca de 71% dos eventos climáticos extremos se tornaram mais prováveis devido às mudanças climáticas. Consequentemente, as empresas podem esperar mais desafios relacionados ao clima em 2023. Grandes tempestades ou eventos como terremotos também podem afetar muitas partes da cadeia de suprimentos. Fábricas, armazéns e centros de distribuição, especialmente em áreas costeiras, podem sofrer interrupções crescentes relacionadas ao clima. As empresas não podem controlar o clima, mas podem prevenir muitas dores de cabeça não abrindo mão dos seguros de cargas.