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    Retrospectiva do Frete e tendência para 2023

    Por Alessandra Lopasso

    O frete internacional vem com uma evolução critica desde 2014, com o aumento do custo de produção dos containers (que foi repassado para os armadores para sua renovação de frota) na razão de 80%.

    A estratégia de se manter como único fornecedor deste tipo de produto vem desde a década de 1980, onde a China se posicionou como mão de obra barata para esse produto. Produto esse que vem da base de minérios que são exportados daqui do Brasil e industrializados lá a preços que jamais o Brasil ou outra economia conseguira produzir, em larga escala. Portanto uma vez com o domínio do mercado, esse aumento se deu pela tomada da China como produtora quase que exclusiva de containers (hoje 98% da produção dos containers é feita na China).

    Os armadores não acataram o aumento e, portanto, não renovaram suas frotas e em 2019, a falta de containers já era apercebida, porém com o fluxo normal dos fretes, e reposicionamento natural, estes foram atenuantes.

    Linha do tempo de frete marítimo

    2014 – 2019 falta de equipamento, diminuição no valor do frete a níveis não sustentáveis para compensar a falta de container com os posicionamentos. Em 2017 / 2018 tivemos fretes negativos.
    2019 – Compensação do frete com incremento de taxas como adicional de bunker e outros.
    2020 – Pandemia, mercado estático no primeiro quadrimestre, frete manteve-se baixo até maio.
    2020 – Junho a dezembro – aumento do frete mensal, em torno de 50% a 100% a cada mês, gradativamente.
    2021 – Janeiro a abril – frete estático aguardando.
    2021 – Abril a outubro de 2022 – Maior aumento de frete comparado a 2020 em torno de 300%.
    2021 – Outubro a abril 2022 – Maior aumento de frete comparado a 2020, em torno de 470%.
    2022 – Abril a julho 2022 – Estabilidade de frete.
    2022 – Agosto a dezembro 2022 – início da baixa de frete.

    Previsão de frete para início de 2023:

    Estável
    Níveis – CHINA / BRASIL – Entre 2500 / 3500 dólares por TEU.
    Níveis – EUROPA / BRASIL – Entre 1800 EUR / 3500 EUR POR TEU.
    Níveis – ESTADOS UNIDOS / BRASIL – Entre 1500 / 3500 / por TEU.

    Referente ao frete aéreo comportamento mais drástico.

    – Em dezembro de 2019 níveis de frete totalmente em acordo com o mercado.
    – De março 2020 níveis de frete inexistentes, todos os voos de carga mista (passageiro + carga) cancelados. Apenas disponível cargueiros e cargueiros com afretamento.
    – 70% do mercado de carga era movimentado por voos de passageiro (misto).
    – Com a saída dos aviões de passageiro tudo ficou para cargueiros ou afretamentos.
    – Preço dos afretamentos aumentaram 200%
    – Preço dos cargueiros acompanhou o mesmo aumento.
    – De julho 2020 a abril 2021 aumento chegou a 300% no frete aéreo, para voos cargueiros.
    – De abril de 2021 a abril de 2022 – Aumento chegou a 500% em comparação a dezembro de 2019.
    – De abril de 2022 até o momento, a tendência é estável dos fretes com projeção de leve baixa, uma vez que as atividades do setor de turismo e negócios sofreu com a falência e fechamento de várias cias aéreas e rotas.

    Para 2023, a tendência é se manter estável, não há tendência de baixa

    Fonte:  Frete marítimo sobe 470% e impacta inflação global; entenda os motivos (suno.com.br)