Cadastre o seu e-mail para receber notícias sobre a Centaurea e outros conteúdos exclusivos de logística.
Talvez você nem saiba que a maioria dos cascos (aquela parte que confere estabilidade ao navio) são vermelhos. Mas porque o uso dessa cor? Os motivos, basicamente, são três. Dá uma olhadinha abaixo.
Proteger o fundo dos navios
Para entender é preciso voltar séculos, quando os barcos ainda eram de madeira. Os cascos de madeira entravam em contato com diversas espécies marinhas, como as cracas – espécies de crustáceos que se fixam em animais, rochas e embarcações –, o que causava diversos estragos e comprometiam estabilidade do transporte. Outro fator é a sujeira que fazia com que a velocidade do navio fosse reduzida em decorrência do aumento da força de arrasto (força de resistência de um corpo em meio fluido), necessitando de mais energia para movê-lo.
Tradição
A cor vermelha, nos navios, também é uma tradição, já que seu uso contínuo ao longo dos anos virou um costume náutico. Isso porque, com o avanço da tecnologia na área, outras cores de biocida podem ser utilizadas.
Para medição
Se você olhar o casco de um navio, certamente verá que há marcações nele, com uma escala numérica indicando a profundidade. Essa informação é importante para indicar o peso da carga que um navio está carregando, afinal, quanto mais carga ele tiver, mais abaixo do nível da água ele vai ficar. Dessa maneira, só de observar o quão fundo o navio está é possível ter uma noção da quantidade de carga que ele está carregando e, por consequência, ter uma ideia do valor transportado.
Conte com a gente. (11) 99704-1134 / teucomex@teu.email