Cadastre o seu e-mail para receber notícias sobre a Centaurea e outros conteúdos exclusivos de logística.
Com a adoção das novas tecnologias e com a implantação de processos mais rápidos e eficientes, as perspectivas para a parceria entre a logística e o agronegócio são as melhores possíveis e um dos pontos de destaque, é a sustentabilidade. Já não é mais possível pensar no crescimento do agronegócio sem, ao mesmo tempo, cuidar da saúde do meio ambiente.
Buscar um crescimento sustentável e equilibrado é uma urgência da qual não podemos mais fugir. Esse quesito, aliás, não deve ser perseguido apenas pela empresa produtora, mas também por seus parceiros de atuação.
Ainda pensando no futuro da logística no agronegócio, ressaltamos que ainda existem muitos desafios a serem superados, apesar do grande avanço que tivemos. Veja alguns pontos de melhoria:
• Integração entre modais utilizados;
• Condições da malha viária;
• Problemas de armazenagem, incluindo a localização dos centros de distribuição;
• Produção com custo elevado envolvendo a aquisição de equipamentos, insumos, fertilizantes, sementes, etc;
• Vias de escoamento com longos percursos, exigindo um transporte mais rápido e, ao mesmo tempo, seguro para as mercadorias;
• Desperdício de materiais ainda em número elevado, o que também precisa ser revisto para aumentar o lucro do produtor.
E o que fazer para superar esses desafios? De uma maneira geral, a solução para esses obstáculos depende da atuação abrangente de todos os setores envolvidos, como o poder público, a empresa responsável pela produção, seus parceiros e investidores.
Reestruturar as estradas para possibilitar o transporte das mercadorias em todas as suas etapas, facilitar o acesso ao crédito, investir em tecnologia e pensar em estratégias sustentáveis de produção são medidas que, se implementadas, trarão resultados ainda melhores para o agronegócio e para a economia no geral.
A Centaurea tem na sua essência o zelo com o meio-ambiente. Fomentações ações como a reutilização de contêiners, reciclagem de materiais, a não utilização de copos descartáveis, canudos e tantas outras medidas que dentro de uma cadeia logística como a nossa, pode fazer uma boa diferença. Nós acreditamos na economia colaborativa, sabemos que juntos somos todos melhores e mais fortes dentro de uma sociedade mais justa e equilibrada.