Centaurea

É possível empreender de forma sustentável

Devido às mudanças climáticas e à escassez de recursos naturais, a sustentabilidade é um dos termos que mais tem aparecido como tema de pauta em diversos setores da sociedade. Esse conceito está bastante ligado à preservação ambiental, mas não se resume a ela, tanto que a sustentabilidade nos negócios já é uma realidade. Com o intuito de auxiliar as empresas e os empreendedores nesse propósito, fizemos um conteúdo especial sobre o tema, veja abaixo algumas dicas:

Rever contrato de fornecedores e prestadores de serviço

É preciso ter cuidado com as entidades com as quais sua empresa se associa, porque os valores que elas representam podem se estender à imagem da sua marca. Por isso, avalie quem são seus fornecedores atuais, seja de matéria-prima, de equipamentos de trabalho ou suprimentos de escritório. É importante que eles estejam em dia com as obrigações fiscais e que não infrinjam leis ambientais. Se sua corporação depende da atuação de prestadores de serviço para o funcionamento, fique atento à reputação dessas empresas também. Principalmente em se tratando de serviços de limpeza e manutenção: verifique se eles cumprem todas as obrigações trabalhistas e não exploram os funcionários. Uma coisa muito prejudicial para um negócio que quer se tornar sustentável é não valorizar o capital humano.

Reduzir o uso de material descartável

A maioria dos materiais descartáveis podem ser substituídos por outros mais duráveis ou ter seu consumo reduzido. Não há necessidade, por exemplo, de que os funcionários usem copos descartáveis para água ou café. Invista em garrafinhas personalizadas para incentivar os membros da sua equipe a consumir água sem precisar gerar lixo. Outra boa ideia é sugerir que cada colaborador tenha sua própria caneca no local de trabalho. É só deixar combinado como será a lavagem — se cada um fará isso imediatamente após o consumo do café ou se ela será feita pela equipe de limpeza. De qualquer maneira, o gasto de água para a higienização de utensílios de cozinha é muito menor do que para produzir os copos de plástico.

Mesmo que a utilização do papel não possa ser totalmente cortada, é possível reduzi-la significativamente. O uso de material em papel só deve ser feito quando for inevitável, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nisso. Memorandos e avisos podem ser enviados por e-mail, poupando a impressão.

Apostilas de treinamento e outros tipos de material para preparo de pessoas podem ser elaborados em formato digital, o que ainda torna o conteúdo mais portátil. Sempre que possível, a impressora deve ser configurada para imprimir frente e verso, reduzindo pela metade o gasto com papel.

Otimizar o uso da eletricidade

Existem diversas ações que podem melhorar o uso da eletricidade em uma empresa. Primeiro, é preciso cuidar da questão da iluminação. Se possível, ajuste a estrutura do local para aproveitar a iluminação natural da melhor maneira e pelo maior tempo.

Pela manhã, as cortinas devem ficar abertas para evitar que seja preciso acender luzes artificiais. Se o calor do sol for um problema, existem vidros de janela que permitem que apenas a iluminação entre.

Outra medida relevante é instalar sensores de movimento em locais como banheiros, escadas e corredores. Com isso, as lâmpadas só serão acionadas caso alguém esteja usando esses espaços, diminuindo o desperdício de energia.

A troca de equipamentos antigos por versões atualizadas também é importante, porque aparelhos ultrapassados consomem mais energia. Preferencialmente, devem ser usados equipamentos que contem com o selo de economia de energia da Procel, o que garante maior eficiência energética.

O modo de uso desses aparelhos também deve ser revisto. Adote a política de desligar efetivamente tudo ao fim do expediente — mesmo que não seja muita, ainda assim a função stand by gasta eletricidade.

Se sua empresa ainda não utiliza lâmpadas de LED, já passou da hora de fazer isso! Elas iluminam mais gastando uma quantidade menor de quilowatts se comparadas a versões mais antigas, como lâmpadas fluorescentes ou incandescentes. A vida útil dessas lâmpadas também é maior, diminuindo o gasto com a troca.

Os condicionadores de ar representam uma boa fatia da conta de luz, especialmente em escritórios. Assim, é necessário mitigar esse gasto. Em um local de boa ventilação, as janelas podem ser mantidas abertas pela manhã, a fim de não ser necessário ligar o ar-condicionado. Durante seu funcionamento, todas as passagens de ar devem ser fechadas para que o equipamento não precise trabalhar além do necessário para resfriar o ambiente.

Buscar formas de diminuir o consumo de água

Se a empresa tem um jardim, os irrigadores devem ser ligados em horários mais frescos, como o início da manhã ou o fim da tarde, a fim de evitar que a água evapore mais rápido e que a aguagem do gramado seja mais demorada ou tenha que ser repetida.

Nos banheiros, a instalação de torneiras de pressão reduz o gasto desse recurso tão escasso no planeta, já que elas passam menos tempo abertas, evitando o desperdício. Já nas descargas dos sanitários, os de duplo acionamento são modelos que variam o volume de água de acordo com o tipo de dejeto.

O reuso da água é uma alternativa interessante para usos não potáveis. Isso é feito pela captação de águas cinzas (de pias e chuveiros) e posterior utilização delas na lavagem de pátios e garagem e, até mesmo, na descarga do banheiro. Além disso, essa água pode ser empregada na lavagem dos carros da empresa, já que é armazenada em tanques e tratada para retirada de impurezas.

A chuva também pode ser aproveitada por meio da captação de suas águas e de armazenamento em cisternas. Nelas, o líquido passa por um tratamento para se tornar mais límpido, podendo ser utilizado em limpeza, para aguar plantas e nas pias.

Incentivar um transporte menos poluente

A forma com a qual os colaboradores se deslocam no percurso entre o trabalho e suas residências é um tipo de impacto indireto gerado pela empresa. Assim, é preciso buscar alternativas para reduzir a poluição. Uma medida eficaz é a utilização de transporte público que tenha capacidade de carregar muito mais pessoas do que um veículo de passeio, diminuindo a emissão de gases poluentes.

No entanto, por questões práticas de horário, tempo de deslocamento e disponibilidade de ônibus e metrôs, muitos optam pela utilização do carro. Uma solução interessante é incentivar a manutenção de caronas entre os funcionários.

Com isso, grupos de quatro ou cinco pessoas que moram em regiões próximas podem fazer um rodízio de carros semanal entre si, variando quem será o motorista. Uma boa forma de fazer isso se tornar um hábito é conceder algum tipo de vantagem, como a reserva de vaga de estacionamento para quem aderir ao rodízio de caronas.

Gerar empregos e beneficiar a comunidade em que a empresa está inserida

Quando uma empresa se instala em um local, geralmente há uma comunidade em seu entorno, ou então existe o desenvolvimento de uma devido à atração de pessoas com a movimentação da economia. De qualquer forma, essa corporação não está isolada e deve contribuir para o desenvolvimento da sociedade daquele país ou daquela cidade.

Assim, torna-se pertinente criar a disponibilidade de vagas de emprego para gerar prosperidade econômica e tornar as vidas daquelas pessoas mais ligadas à empresa. Ações sociais como a realização de palestras sobre meio ambiente em escolas, doação de materiais didáticos para regiões carentes e revitalização de espaços públicos para melhor integração dos cidadãos também são medidas sustentáveis que podem ser adotadas.

Fazer uma gestão de lixo eficiente

O lixo é uma questão de grande preocupação para todos os setores da sociedade, na medida em que, mesmo com a diminuição da geração de resíduos, ainda há descartes a serem feitos. Em vista disso, a melhor maneira de lidar com essa problemática é contribuir para a reciclagem e para a coleta seletiva.

Uma boa dica é entrar em contato com usinas de reciclagem para formar parcerias com catadores de materiais como papel e plástico. Isso contribui para o trabalho dessas pessoas e ainda diminui o lixo que é jogado diretamente na natureza.

Separar os resíduos por tipo também é uma medida importante, uma vez que facilita o sistema de coleta de lixo urbano e evita a contaminação dos materiais. Com isso, o lixo orgânico deve ser separado para posterior compostagem.

Isso é uma vantagem para locais como bares e restaurantes, nos quais ocorre a geração de muitos restos de comida pelos clientes. O adubo produzido pode ser destinado a pequenos agricultores, contribuindo para a economia local.

Garantir a proteção do trabalhador

Respeitar os direitos dos trabalhadores é o mínimo que pode se esperar de uma empresa sustentável. Assim, o pagamento deve ser aquele que é devido pela função desempenhada por cada funcionário e as atividades exercidas devem ser as que estão na descrição da função. Além disso, é relevante conceder alguns benefícios, como vale-alimentação ou vale-refeição.

Outro aspecto importante é garantir que o espaço laboral seja o mais saudável possível, e, mesmo para serviços que apresentam riscos, toda proteção individual e coletiva deve ser fornecida pela empresa. Dessa forma, acidentes e encargos trabalhistas são evitados.