Cadastre o seu e-mail para receber notícias sobre a Centaurea e outros conteúdos exclusivos de logística.
1. Analise se você tem um perfil para abrir uma franquia
Apesar de parecer, se tornar um franqueado não é tão simples quanto parece. É preciso estar disposto a enfrentar diversos processos como o treinamento de funcionários, implantação da franquia, lidar com fornecedores, entre outras tarefas. Além disso, é preciso criar um planejamento adequado de todo o investimento necessário para não haver riscos de inadimplência no futuro.
2. Defina o nicho de mercado
Se você está buscando empreender, com certeza já deu uma olhada nas possibilidades e nas opções de nichos de mercado que você pode atuar. Uma dica é buscar investir em um mercado que vá te satisfazer e que você tenha uma certa familiaridade, sabe como funciona e quais são as suas particularidades. É claro, o retorno financeiro é fundamental para qualquer negócio, mas a paixão pelo negócio também faz muito a diferença.
3. Verifique a sua disponibilidade financeira
É muito importante fazer uma análise criteriosa sobre todos os gastos que você terá com a sua franquia. Por isso que a etapa de planejamento é tão valiosa para os investidores iniciantes.
4. Conheça as leis e as burocracias locais da sua franquia
Durante o processo de análise da franquia, é importante contar com a ajuda de um especialista para solucionar todas as suas dúvidas. Leia com atenção o contrato com a franquia, assim como todas as suas informações financeiras.
5. Converse com outros franqueados para ter experiências e insights
Antes de abrir a franquia, é interessante que você entre em contato com outros franqueados para troca de ideias e informações.
6. Analise os concorrentes
Mais do que entender da sua própria empresa, o franqueado também precisa conhecer os seus concorrentes, seus pontos fracos e pontos fortes. Além disso, você poderá saber quais são suas vantagens em relação aos seus concorrentes e quais os pontos que você precisa melhorar.
7. Início da operação
Com tudo pronto, é hora de colocar todo planejamento em prática com a sua franquia. Lembre-se sempre de se manter atualizado e atento às movimentações do mercado para não ficar para trás. Conseguir prever as movimentações do mercado farão com que você esteja melhor preparado para manter a sua franquia sempre acompanhando as novidades.
Seja bem-vindo a nossa franquia! Caso tenha interesse, entre em contato e enviaremos uma apresentação!