Nos últimos anos, clientes, funcionários, investidores e governos têm exercido uma pressão cada vez maior sobre as empresas para demonstrarem maior responsabilidade social e ambiental. Isso ocorre em um momento em que o caso de negócios para operações sustentáveis se fortalece a cada ano.
Para muitas empresas, as cadeias de suprimentos se tornaram um foco de atenção porque usam muitos recursos e dinheiro e são frequentemente uma fonte de desperdício desnecessário. Assim, a cadeia de suprimentos sustentável surgiu como um objetivo corporativo chave. As empresas começaram a medir o impacto ambiental e social de seus produtos e serviços desde o início até o fim de seus ciclos de vida.
O que é a cadeia de suprimentos sustentável?
A cadeia de suprimentos sustentável refere-se aos esforços das empresas para considerar o impacto ambiental e humano da jornada de seus produtos pela cadeia de suprimentos, desde a obtenção de matérias-primas até a produção, armazenamento, entrega e todos os elos de transporte intermediários. O objetivo é minimizar o impacto ambiental de fatores como o consumo de energia, água e produção de resíduos, ao mesmo tempo em que tem um impacto positivo sobre as pessoas e as comunidades dentro e ao redor de suas operações. Essas preocupações são adicionais às preocupações tradicionais da cadeia de suprimentos corporativa em torno de receita e lucro.
Por que a sustentabilidade é importante na cadeia de suprimentos?
Pesquisas mostraram que, para a maioria das empresas, a cadeia de suprimentos é responsável pela maior parte de seu impacto ambiental. Por sua própria natureza, as cadeias de suprimentos frequentemente envolvem produção e transporte intensivos em energia à medida que os bens são produzidos e movidos ao redor do mundo. Portanto, as organizações, muitas vezes, podem fazer uma enorme diferença ao fazer mudanças em suas cadeias de suprimentos em vez de outras operações comerciais.
A complexidade de inúmeras relações com fornecedores e cruzamentos de fronteiras também torna a cadeia de suprimentos sustentável desafiadora. Essa complexidade pode dificultar a visibilidade em considerações operacionais importantes, como condições de trabalho em uma fábrica de um fornecedor a milhares de quilômetros de distância.
Estatísticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos
À medida que as empresas têm se concentrado cada vez mais na cadeia de suprimentos sustentável, muitas têm estudado tendências nessa área em diferentes setores, países e áreas de impacto. Aqui estão algumas estatísticas interessantes:
1 – Em uma pesquisa de 2020 com executivos brasileiros, 80% afirmaram que suas empresas incluem a sustentabilidade em suas estratégias de negócios e 71% disseram que a sustentabilidade está presente em suas estratégias de cadeia de suprimentos. (Fonte: McKinsey & Company);
2 – Em uma análise de 2019 da organização não governamental Carbon Trust, a cadeia de suprimentos de algumas das maiores empresas brasileiras foi responsável por 92% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas a seus negócios;
3 – Uma pesquisa de 2019 da consultoria Bain & Company revelou que as empresas brasileiras estão ficando para trás em relação a seus pares globais em relação a investimentos em tecnologias de baixo carbono e sustentabilidade. Apenas 40% dos entrevistados disseram que suas empresas investem em tecnologias sustentáveis, em comparação com 61% das empresas globais;
4 – Em 2020, a organização CDP avaliou a gestão de fornecedores de 395 empresas no Brasil e constatou que apenas 19% delas possuem um plano formal para reduzir emissões de gases de efeito estufa em suas cadeias de suprimentos. (Fonte: CDP Supply Chain Report 2020).
Benefícios da cadeia de suprimentos sustentável
A sustentabilidade na cadeia de suprimentos beneficia não apenas os interesses das empresas e de seus stakeholders, mas também a sociedade e o planeta como um todo. As empresas perceberam que as mudanças climáticas, por exemplo, podem colocar em risco a continuidade de seus negócios com as interrupções causadas pelo clima extremo e a crescente escassez de recursos.
Por esse motivo, listamos cinco benefícios que a cadeia de suprimentos sustentável proporciona:
Operações da cadeia de suprimentos: pesquisas recentes mostram que os custos de energia diminuem, por exemplo, à medida que as empresas estabelecem metas de emissão com fornecedores e os ajudam a identificar potenciais áreas para melhorias;
Marca: os consumidores estão mais preocupados do que nunca com a origem dos produtos e como são produzidos. Pesquisadores da Sloan School of Management, do MIT, descobriram que os consumidores podem pagar de 2% a 10% a mais por produtos que oferecem transparência na cadeia de suprimentos.
Relações com investidores: investidores estão profundamente cientes do risco reputacional de operações de cadeia de suprimentos insustentáveis. Nos últimos anos, a mídia relatou muitas práticas irresponsáveis de cadeia de suprimentos e, em alguns casos, isso prejudicou o preço das ações de uma empresa. Esses relatos revelaram empresas que compravam eletrônicos do exterior, mantinham condições de trabalho perigosas, usavam fornecedores que rotineiramente poluíam rios locais e adquiriam componentes defeituosos ou materiais tóxicos. Também vale ressaltar que quase metade dos investidores em uma pesquisa recente da Gallup manifestou interesse em fundos de investimento sustentáveis.
Cultura corporativa: os millennials, em particular, buscam um propósito maior em seu trabalho. Contratar e reter funcionários com sucesso muitas vezes depende da cultura corporativa e dos valores de uma empresa e a sustentabilidade desempenha um papel fundamental nisso.
Compliance: governos ao redor do mundo estão exigindo maior sustentabilidade na cadeia de suprimentos, em parte para atender ao prazo de 2030 das Nações Unidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como água limpa para todos.
Desafios da cadeia de suprimentos sustentável
O custo é o principal obstáculo para cadeias de suprimentos sustentáveis, com empresas menores encontrando dificuldades para arcar com os custos iniciais para tornar sua cadeia de suprimentos mais sustentável. No entanto, um investimento em algo como embalagens compactas, por exemplo, pode levar a uma redução no tamanho e no número de remessas, uma menor pegada ambiental e economias de custo ao longo do tempo.
Outras empresas descobrem que simplesmente não existem opções sustentáveis para componentes ou que herdaram cadeias de suprimentos de aquisições que são difíceis de mudar para práticas sustentáveis devido à complexidade ou estrutura organizacional. Esses desafios podem ser superados, mas muitas empresas se dizem não interessadas.
Para muitas empresas, a sustentabilidade não é mais apenas algo a ser monitorado, mas parte integrante da base de sua cadeia de suprimentos. O CDP relata que seus membros integram dados ambientais em ferramentas e processos de aquisição, usando métricas ambientais juntamente com estatísticas de custo e qualidade à medida que avaliam os fornecedores.